Geologia e Geomorfologia

Geologicamente o município situa-se em terreno de domínio do Embasamento Cristalino, basicamente Grupo Seridó de Idade Pré-Cambriana (550 - 1.000 milhão de anos), onde predominam xistos, biotita xisto granatíferos, filitos, calcários, tactitos, granitos, gnaisses, pegmatitos e quartzitos. Nas regiões Sul e Oeste da área afloram núcleos do Grupo Caicó de Idade Pré-Cambriana Inferior, (1.00 - 2.500 milhões de anos) com migmatitos, granitos, calcários e anfibolitos. Geomorfologicamente predominam formas convexas e formas aguçadas de relevos com topo convexo, contínuo e aguçados, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separados geralmente por vales em “V”.

Ocorrências Minerais

Berílio - duas coisas que tornam o metal berílio único são as suas características nucleares e a sua elevada rigidez. Na sua forma pura, este mineral é um silicato de berílio-alumínio, que aparece nas formas de água-marinha e de esmeralda. O berílio é geralmente obtido como sub-produto da extração de feldspato, lítio ou mica. A transparência do berílio aos raios X torna-o num material útil para janelas de detetores de radiação.

Calcário - ocorrências nas localidades Corredor e Roça em lentes ou camadas de espessura e extensão variáveis, intercaladas nas rochas de embasamento cristalino. As reservas medidas representam apenas uma parcela dos recursos existentes, utilizado nas indústrias de cimento, cal e corretivo de solos.

Talco - possui inúmeras aplicações industriais em função das propriedades físicas e químicas, sendo principalmente utilizado para a indústria cerâmica (responde atualmente por 75% de sua produção), abrasivos, papel e papelão, borracha, química, tintas e vernizes, produtos asfálticos, defensivos agrícolas e explosivos, produtos farmacêuticos e veterinários, perfumaria, sabões e velas, têxtil, produtos alimentares, produtos de matérias plásticas e outros usos.

Tântalo - o tântalo não ocorre livre na natureza, mas sempre associado ao oxigênio e outros elementos. O principal minério de tântalo é a tantalite. As principais aplicações do metal devem-se às características de inércia química, resistência, dureza e ductilidade; assim, utiliza-se no fabrico de equipamento químico resistente à corrosão, de fornos para altas temperaturas, de filamentos para lâmpada de incandescência, etc. As propriedades elétricas do óxido de tântalo levam à utilização do metal no fabrico de retificadores para conversão de corrente alterna em contínua, bem como no fabrico de condensadores carbonetos de tântalo utilizado no fabrico de instrumentos cortantes, de grande dureza e resistência.

Tungstênio (sheelita) – a reserva mineral é de 76.573 toneladas segundo o Anuário Mineral Brasileiro 2001. Das faixas tactíticas-scheelitíferas a maior produtora e por isso mesmo a mais conhecida é a de Currais Novos, na qual encontram-se localizadas as principais minas do Estado: Brejuí Barra Verde e Boca de Lage. Muito utilizado para fins industriais em aços para ferramenta de corte, lâmina de motor a jato, produtos químicos e metálicos para iluminação e aparelhos eletrônicos. Merece destaque a atuação dos garimpeiros na descoberta e extração deste minério.

Mármore - ocorrências nas localidades Boqueirão, Carnaúba de Cima, Fazenda Ilhota, Pedra Preta e Serra dos Louros, exploradas como fonte de matéria-prima para armamento na construção civil e ocasionalmente para a fabricação de cal e/ou corretivos de solos. É necessário um trabalho de pesquisa para dimensionar e zonear este mineral.

Gemas

Água marinha - é considerada a gema mais abundante e valiosa do Rio Grande do Norte, tanto pela quantidade produzida como pelo valor da produção. Geralmente, a água marinha é encontrada em bolsões de dimensões variáveis e formas irregulares, dispostos aleatoriamente no interior dos pegmatitos, intimamente associada ao berilo industrial. A cor mais frequente da água marinha do Estado é azul claro, sendo o azul médio mais valioso e menos comum. A água marinha pode ser límpida ou apresentar inclusões sólidas e líquidas diversas, sendo também quebradiça e sensível a pessão. O tratamento térmico à temperatura de 400ºC torna a cor azul mais escura e homogênea, aumentando o valor.

Recursos Minerais Associados

Formação Seridó - potencial para cordierita e andaluzita, minerais utilizados na indústria de refratários.

Complexo Gnáissico-Migmetítico - rocha ornamental especialmente migmatitos utilizado em piso e revestimento; brita e rocha dimensionada utilizada para construção civil.

Grupo Barreiras e Paleocascalheiras - cascalho, material utilizados para construção civil; seixos e calhaus de calcedónia, utilizada em artesanato mineral e em moinhos de bolas, água mineral, utilizada para o consumo humano.