Solos

Solos predominantes e características principais:

Planossol Solódico - fertilidade natural alta, textura argilosa e arenosa, relevo suave ondulado, imperfeitamente drenado, raso.

Solos Litólicos Eutróficos - fertilidade natural alta, textura arenosa e/ou média, fase pedregosa e rochosa, relevo suave ondulado a forte ondulado, bem acentuadamente drenados, rasos e muito erodidos.

Uso: os Planossolos são utilizados, principalmente, com pecuária e em pequenas áreas com algodão, milho e feijão consorciados, além de sisal e palma forrageira, em alguns locais. A irrigação nestes solos é problemática, vez que são rasos, apresentam problemas de manejo e considerável teor de sódio trocável. Seu aproveitamento racional com pecuária requer melhoramento de pastagens e intensificação da palma forrageira.

Nas áreas onde predominam os Solos Litólicos agricultura é quase inexistente, devido a limitações muito fortes ao uso agrícola, represetadas pela falta d’água e impedimentos ao emprego de máquinas em decorrência da pequena espessura do solo, pedregosidade e rochosidade. Nestes solos deve-se conservar a vegetação natural, terras indicadas para preservação da flora e da fauna.

Aptidão Agrícola: regular para pastagem plantada, apta para culturas especiais de ciclo longo, tais como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Aptidão restrita para pastagem natural, terras indicadas para preservação da flora e da fauna e uma pequena área, ao sul, com aptidão regular para lavoura.

Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas podem estão condicionadas tanto ao trabalho braçal e a tração animal, com implementos agrícolas simples, com a motomecanização.