Hidrologia e Hidrogeologia

Hidrologia

O município encontra-se com 93,69% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Potengi e 2,03% na Bacia Hidrográfica do rio Ceará-Mirim.

Rios Principais: Potengi, Pedra Preta.

Riachos Principais: Olho d´Água, da Quixaba ou Cachoeirinha, Jacaré, Salgado, Gameleira, da Carnaúba, Canapum, Mal Assombrado, Fechado, São José, do Boqueirão, Jacú, Ingá, do Saco, Caixa d’água.

O município não dispõe de mananciais com qualidade e quantidade que permitam a implantação de obras de abastecimento. Portanto faz-se necessário o beneficiamento de oferta de água através do Sistema Adutor Agreste/Trairi/Potengi, que tem como objetivo o abastecimento humano e dessedentação animal.  Também conhecido como Adutora Monsenhor Expedito, o sistema possui uma extensão total de 316 km, a captação de água é feita no Sistema Lacustre Bonfim, localizado no município de Nísia Floresta e possibilita uma vazão total de 452,32 l/s ou 1.628,35 m³/h.

Hidrogeologia

Aqüífero Cristalino - engloba todas rochas cristalinas onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresentar fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentam uma vazão média baixa, de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m, com água comumente apresentando alto teor salino de 480 a 1.400 mg/l com restrições para consumo humano e uso agrícola.

Aqüífero Aluvião - apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouca explorada.